Logo

São Paulo - SP

Mudar Cidade Padrão

Máx

29ºC

Mín

15 ºC

Quinta

19/09

↑ Máx

29ºC

↓ Mín

15ºC

Sexta

20/09

↑ Máx

34ºC

↓ Mín

17ºC

Sábado

21/09

↑ Máx

28ºC

↓ Mín

17ºC

Domingo

22/09

↑ Máx

35ºC

↓ Mín

18ºC

Segunda

23/09

↑ Máx

36ºC

↓ Mín

21ºC

Terça

24/09

↑ Máx

36ºC

↓ Mín

20ºC

Setores » Energia Elétrica

prod-imagem

Fazer download do PDF

Contato

Preencha o formulário abaixo para obter mais informações sobre este produto, ou entre em contato pelo telefone (11) 3030-0799.

Energia Elétrica

Aproximadamente 90% da energia gerada no Brasil é proveniente de hidrelétricas. Os períodos de estiagem, mesmo que curtos, ou a atuação de fenômenos de escala climática, podem afetar o setor. A volatilidade do custo da energia (MW/h) se deve à distribuição espacial e temporal das chuvas que tende a ser mais instável durante certos períodos do ano. Muitas vezes, esta variação de preço pode ficar acima de 400% em apenas uma semana. Este percentual ilustra a importância em se antecipar com as informações do clima.

Através de modelos dinâmicos e estatísticos foi desenvolvido um produto para a projeção de Energia Natural Afluente (ENA) para os próximos meses em todas as Bacias Hidrográficas do Brasil.

Este modelo utiliza uma base de dados históricos de ENA provenientes da ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) e dados observacionais da SOMAR. Através de correlações estatísticas e com base nas previsões do modelo climático, é possível determinar a previsão de ENA para os próximos meses.

Com essa informação, as empresas geradoras de energia e as comercializadoras conseguem se antecipar a possíveis variações de custo e à disponibilidade de energia.

A Somar também fornece mapas com as chuvas registradas e previstas para cada Bacia Hidrográfica, além de boletins com as tendências para as próximas estações, considerando principalmente o El Nino e a La Niña, que tem uma grande importância na variabilidade de precipitação no Brasil.