Fortes chuvas no Uruguai fecham 8 rodovias federais e faz o nível do rio Yi subir 10 metros acima do normal
Somente no último domingo choveu 120mm em Durazno
O Brasil passar por um período de tempo seco, pois as frentes frias que se formam entre a Argentina e o Uruguai não avançam pelo país. E justamente por causa desse sistema estacionado no sul da América do Sul que as cidades uruguaianas estão sofrendo com as fortes chuvas. O departamento de Durazno, que fica ao norte de Montevidéu, é o mais afetado. Somente no domingo choveu 120mm e nos últimos cinco dias o acumulado na cidade chega a 215mm, o dobro da média para todo o mês de fevereiro.
Por causa das chuvas, 150 pessoas foram retiradas de casa no Uruguai e dessas 135 são da região de Durazno. Outras 200 pessoas abandonaram suas residências voluntariamente. Além disso, a cheia do rio Yi preocupa as autoridades, já que o nível está 10 metros acima do normal. Até o momento oito rodovias federais estão fechadas e não permitem a passagem para os departamentos de Canelones, Colônia, Durazno, Lavalleja e Soriano.
O Instituto Uruguaio de Meteorologia emitiu um alerta laranja, que fica abaixo apenas do alerta vermelho na escala, para os departamentos de Paysandú, Río Negro, Soriano, Durazno, Colonia, San José, Flores, Florida, Canelones, Montevideo, Maldonado, Lavalleja y Rocha até a terça-feira. Os acumulados poderão chegar a 200mm nas próximas 24 horas nessas regiões, as rajadas de vento atingirão até 120km/h, há possibilidade de queda de granizo e a chuva virá acompanhada de muitas trovoadas.
No norte do país as chuvas serão abundantes nas próximas seis horas, com acumulados de até 50mm. Também há risco de queda de granizo e os ventos poderão chegar aos 75km/h. Os departamentos de Salto, Tacuarembó y Treinta y Tres estão no nível amarelo. A previsão é de que as chuvas continuem pelos próximos 15 dias, ou seja, enquanto a frente fria não conseguir avançar para o Brasil.