Quatro cidades do Brasil com estado de emergência pela baixa umidade
Ao menos 180 cidades registravam umidade abaixo de 30% às 15h
Com uma massa de ar seco atuando em boa parte do Brasil nesta segunda-feira (29), os índices de umidade relativa do ar despencaram nesta tarde. Segundo dados das estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) até as 15h, 180 cidades registravam umidade relativa com índices iguais ou abaixo dos 30%, considerado estado de atenção pela Defesa Civil.
Destes, 64 cidades registraram umidade entre 13 e 20% (considerado estado de alerta) como Jataí-GO com 17%, São Carlos-SP com 19%, Campo Grande e Goiânia com 20%. Agora, chama a atenção as quatro cidades que observaram valores tão baixos a ponto de serem consideradas estado de emergência: Caracol-PI e Alto Taquari-MT, com 12%, e Ituiutaba-MG e Chapadão do Sul-MS, marcando ambas 11%. Vale lembrar que abaixo de 12%, o nível de umidade relativa do ar é considerado desértico.
Com um tempo tão seco, fica a recomendação para muita hidratação e também evitar a prática de exercícios físicos. A previsão é que o tempo continue seco em boa parte do País nos próximos dias.