Intensa massa polar que causou nevada nesta manhã no sul da Argentina chega ao Brasil no fim de semana
O avanço de uma intensa massa de ar polar sobre o extremo sul da Patagônia causou a nevada mais intensa do ano na região de Ushuaia nesta manhã de quarta-feira. Durante a tempestade de neve, os ventos passaram dos 80km/h e os termômetros marcaram -2°C. O dia também amanheceu branco em Balmaceda, no Chile, onde a temperatura chegou a -4°C.
Aqui no Brasil, o dia também começou frio, mas por enquanto sem registro de neve. Por enquanto! Nesta quarta-feira, os termômetros marcaram -3,9°C em Urupema, na serra catarinense, 1,4°C em General Carneiro e 1,6°C em São Mateus do Sul, no Paraná, e 2,2°C em Vacaria, no Rio Grande do Sul.
Apesar das temperaturas baixas e até negativa, o tempo está seco aqui no Brasil, por isso, houve registro de geadas. Para nevar é preciso que chova no momento do frio intenso. E essa é a previsão para o Sul do país no fim de semana.
De acordo com os meteorologistas da Somar, uma frente fria estaciona entre o Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul durante o fim de semana e mantém a umidade do ar elevada em toda a Região Sul. Além disso, a massa de ar polar ficará entre a Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul, gerando mínimas próximas de 0°C especialmente no centro, oeste e sul do Estado gaúcho.
Segundo o meteorologista Celso Oliveira, há condição para ocorrência de neve principalmente entre o fim do domingo e o decorrer da segunda-feira entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Entre as cidades com risco de neve está Passo Fundo, Soledade, Vacaria, Ausentes, Bom Jesus, Lagoa Vermelha, Canela, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Erechim, no Estado gaúcho e Lages, São Joaquim, Urubici, Urupema e Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina.