Na Oceania, Tempestade Freda pode se tornar ciclone tropical
OCEANO PACÍFICO
Tempestade tropical Wukong
A tempestade topical Wukong deve se dissipar nas próximas 12 horas antes de chegar à Malásia, segundo as últimas informações dos modelos atmosféricos. Wukong, que formou-se no noroeste do Oceano Pacífico Noroeste no último dia 25, no momento é classificado como depressão tropical e mantém ventos de 45 km/h. A tormenta já causou muitos danos nas Filipinas e já são contabilizados pelo menos 11 mortes e dois desaparecimentos na região.
Tempestade tropical Freda
No Pacífico Sudoeste, surgiu nesta madrugada a tempestade tropical Freda, nas proximidades das Ilhas Salomão na Oceania, para onde foram emitidos alertas de chuvas, ventos fortes e agitação marítima. No momento a tormenta mantém ventos de 100km/h e as últimas simulações indicam que deverá se tornar ciclone tropical ainda neste sábado, atingindo a categoria 3 com ventos de até 180km/h dentro de 3 dias conforme ruma à região da Nova Caledônia.
OCEANO ÍNDICO
Tempestade tropical Mitchell
Formou-se na madrugada deste sábado a tempestade tropical Mitchell, em alto-mar no Oceano Índico Sudeste. No momento, os ventos máximos registrados estão na casa dos 72km/h. Últimas simulações indicam que a tormenta rumará para sul, margeando a costa oeste da Austrália nos próximos dias. Porém, ainda não há expectativa de Mitchell se tornar ciclone tropical ou adentrar terras australianas.