Logo

São Paulo - SP

Mudar Cidade Padrão

Máx

21ºC

Mín

17 ºC

Sexta

22/11

↑ Máx

21ºC

↓ Mín

17ºC

Sábado

23/11

↑ Máx

22ºC

↓ Mín

16ºC

Domingo

24/11

↑ Máx

24ºC

↓ Mín

14ºC

Segunda

25/11

↑ Máx

29ºC

↓ Mín

13ºC

Terça

26/11

↑ Máx

31ºC

↓ Mín

17ºC

Quarta

27/11

↑ Máx

33ºC

↓ Mín

20ºC

CENTRAL DE NOTÍCIAS SOMAR METEOROLOGIA

21/06/2012 22:06:00

São Paulo bate recorde histórico de chuvas em junho

Ainda chove forte em pontos da Capital e há risco para alagamentos e deslizamentos de terra durante a noite

Segundo dados preliminares de precipitação, este já é o mês de junho mais chuvoso desde o começo das medições na Cidade de São Paulo, em 1945. Do dia primeiro de junho até as 22 horas desta quinta-feira, dia 21, a cidade registrou volume de precipitação de 225mm, superando o recorde anterior, que é de 221mm em junho de 1983. A média climatológica é de 55,6mm. Até o momento, já choveu 4 vezes mais que o normal!

A chuva ficou dividida em 9 dias ao longo do mês, sendo que nos dias 7 e 20 choveu mais de 40mm. É incomum para esta época do ano tantos dias com chuva e volumes tão grandes de precipitação em 24 horas. Outras cidades que também são secas nesta época do ano também já bateram recorde hitórico de chuvas em junho, como Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

"O aquecimento das águas do Oceano Pacífico, que começou o ano com La Niño e agora já está sob o fenômeno El Niño, tende a aumentar as chuvas sobre o Sudeste e Centro-Oeste do Brasil", explica o meteorologista Eduardo Gonçalves. "Algo semelhante aconteceu em 2009, quando tivemos o mês de julho mais chuvoso," completa Gonçalves.

Naquele mês, a Cidade de São Paulo registrou acumulado 4 vezes acima do normal para julho: 185mm contra a média climatológica de apenas 44mm. Também foi um ano com alagamentos nos meses de julho, setembro e principalmente dezembro. "Podemos esperar chuvas acima da média para o inverno, o que impede a diminuição dos níveis dos rios e aumenta o risco para transtornos durante a primavera e o verão," alerta Eduardo Gonçalves.

Segundo o Radar da Somar Meteorologia, neste momento, às 22h40, chove entre moderado e forte nas Zonas Norte e Oeste da Capital e em cidades da Grande São Paulo, como Mairiporã, Caieiras, Franco Da Rocha e Francisco Morato. Nas demais áreas, a chuva é fraca. Faz 17ºC.

O paulistano deve ficar atento durante a noite e madrugada. A chuva deve continuar e a persistência dela pode causar deslizamentos de terra. A Defesa Civil Municipal, inclusive, colocou diversos bairros da Capital paulista em atenção para deslizamentos de terra. Há risco também para alagamentos.

Ao longo da sexta-feira, a chuva diminui até parar completamente. No fim de semana, o tempo abre.

Nota: a confirmação do dado de chuva ocorre a partir das 9h da manhã, quando sai a medição oficial do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

Postado por: Grupo de operações