Logo

São Paulo - SP

Mudar Cidade Padrão

Máx

24ºC

Mín

15 ºC

Domingo

24/11

↑ Máx

24ºC

↓ Mín

15ºC

Segunda

25/11

↑ Máx

29ºC

↓ Mín

13ºC

Terça

26/11

↑ Máx

31ºC

↓ Mín

17ºC

Quarta

27/11

↑ Máx

33ºC

↓ Mín

20ºC

Quinta

28/11

↑ Máx

34ºC

↓ Mín

22ºC

Sexta

29/11

↑ Máx

31ºC

↓ Mín

21ºC

CENTRAL DE NOTÍCIAS SOMAR METEOROLOGIA

10/10/2011 15:10:00

Essa semana terá condições favoráveis para o plantio de milho nas regiões Sul e Sudeste

Os solos estão com boa capacidade hídrica, por causa da frequência da chuva



Por Aline Cardoso


As chuvas que ocorrem com boa frequência sobre a região Sul do Brasil mantém os solos com boa capacidade hídrica, e assim, favorece as condições ao plantio de milho. De acordo com o agrometeorologista Marco Antônio, o Estado do Rio Grande do Sul já está com 50% das áreas plantadas .Valor bem semelhante ao registrado no mesmo período do ano passado.

As condições das lavouras até o momento são muito boas, porque os solos estão com boa capacidade hídrica. Essa mesma situação é observada nos demais estados da região, onde o Paraná está com 63% das áreas plantadas, dois pontos percentuais a mais do que a área plantada no mesmo período do ano passado.  As condições das lavouras também se apresentam entre boas a excelentes.

Nas demais regiões produtoras do país, São Paulo está com 60% das áreas já plantadas, destacando  as regiões sul, sudoeste e central. Devido ao baixo volume de chuvas registradas nos últimos meses, as região norte e noroeste ainda estão atrasadas com o plantio, em relação a média dos demais anos anteriores. Nas áreas que já estão plantadas, as condições das lavouras são excelentes e não há registro de danos ou quebras nas produtividades potenciais.

Em Minas Gerais, 45% das áreas de milho já foram semeadas, sendo que desse total, 10% das lavouras apresentam condições ruins de desenvolvimento, por causa das poucas chuvas ocorridas.
No Mato Grosso do Sul, as áreas plantadas já chegam aos 55%, 10% a mais do valor registrado no mesmo período do ano passado. As condições das lavouras estão entre boas e excelentes, somente
3% das áreas plantadas apresentam condições ruins, pela falta de chuva.

Em Goiás, o plantio da nova safra de milho está mais atrasado do que a média dos últimos anos, devido as chuvas terem retornado só no final de setembro e início de outubro. Até a última sexta-feira (07), era de 30% de áreas de milho no estado. Contudo, esse valor é superior ao mesmo período do ano passado, que era de 25%, também devido ao atraso das chuvas naquela época.
Mas mesmo com os baixos volumes de chuvas ocorridos até o momento, apenas 30% das lavouras apresentam condições entre satisfatórias e ruins em seus desenvolvimentos.


Para os próximos dias, são esperadas mais chuvas para todas essas regiões. “O que faz elevar os níveis de água no solo e melhorar as condições para o desenvolvimento das plantas, além de favorecer a germinação” - explica Marco Antônio.
 Por outro lado, essas chuvas poderão acarretar paralisações nos trabalhos de plantio, entretanto, mesmo que ocorram paralisações essas não terão impactos negativos a produção nacional de milho.



Postado por: Grupo de operações