Por Aline Cardoso
No Paraná, o percentual de área plantada está em quase 10%, uma vez que o vazio sanitário nesse estado terminou no dia 05 de Setembro. No Mato Grosso, apesar do vazio sanitário ter terminado no dia 15 do mês passado, poucas foram as fazendas que iniciaram o plantio. Por conta dos baixos volumes de chuvas registrados ao longo desse período, ainda não foram o suficientes para elevar a umidade do solo a níveis satisfatórios. E assim dar plenas condições a germinação.
Contudo, alguns produtores que realizaram o plantio tiveram algumas dessas áreas perdidas, resultando no replantio das culturas. Segundo a SOMAR Meteorologia, não chegam a 1% as áreas que já foram plantadas. Segundo o IMEA - Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária, a área destinada à cultura no Mato Grosso deverá ser de 6.629.661 hectares.
Amanhã (08), é que as chuvas voltam numa condição de maior intensidade quase todas as regiões produtoras. Assim, haverá plena condições para que comecem o plantio da nova safra de soja.