Fonte: Climatempo
Menu:
Alerta da Defesa Civil

Aviso de risco - 14-12-20
Elaboração : 14-12-2020, às 15:00

A Defesa Civil do Estado informa que, entre terça-feira (15) e sábado (19), haverá chuvas de forte intensidade, seguidas por raios, rajadas de vento, possibilidade de granizo (pontos isolados) e acumulados elevados, em todo o estado. Destacam-se as regiões de Marília, Araraquara, Bauru, Campinas e Vale do Paraíba, onde os acumulados podem ultrapassar 100mm. Consequentemente, serão elevados os riscos de deslizamentos, alagamentos, inundações, quedas de árvores e de postes, principalmente em áreas vulneráveis. Fique atento e não se exponha ao risco. Mantenha-se em local seguro e, caso necessário, procure a Defesa Civil, no telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, no 193.



Elaboração : Por conta desse cenário meteorológico, serão mais elevados os riscos de deslizamentos de encostas, alagamentos, inundações, queda de árvores e postes, além da possibilidade de outros danos, principalmente nas áreas mais vulneráveis. Fique atento e não se exponha ao risco. Mantenha-se em local seguro e caso seja necessário procure a Defesa Civil, por meio do telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros, por meio do telefone 193. #DefesaCivilProtegeVocê#, às


CHUVA FORTE NOS PRÓXIMOS DIAS NO ESTADO DE SÃO PAULO
Elaboração : 28-10-2020, às 12:00

O Governo do Estado de São Paulo, através da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil informa: Nesta quinta-feira (29) e sexta-feira (30), haverá chuvas de forte intensidade, com momentos mais severos, seguidas por raios, rajadas de vento e queda de granizos (em pontos isolados), espalhadas por todas as regiões do estado.


Aviso de calor severo
Elaboração : 05-10-2020, às 09:45

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil informa que, no período de terça-feira (6) a domingo (11), a sensação de calor intenso persistirá, atingindo-se o pico, entre quinta e sexta-feira (9). Nas regiões do Vale do Ribeira, Serra da Mantiqueira e Baixada Santista, a sensação térmica será por volta de 35°C. No Litoral Norte, em torno dos 40°C. Na Região Metropolitana da Capital e regiões de São José dos Campos, Itapeva, Sorocaba, Campinas e Franca, pode variar de 40 e 45°C. E, nas regiões de Bauru, Araraquara, Marília, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Araçatuba e Barretos, pode a ultrapassar os 45°C. A Umidade Relativa do Ar atingirá níveis mais críticos, podendo ficar abaixo dos 15%, nas horas mais quentes do dia em grande parte do Estado de São Paulo. Haverá também piora na qualidade do ar, principalmente nos grandes centros urbanos. Além disso, a soma do calor com a umidade do oceano que entra no continente, à tarde, criará condição para pancadas de chuva isoladas, seguidas por raios e vento, com destaque a partir de quinta-feira (8), quando a aproximação de um sistema meteorológico intensificará as rajadas de vento e criará condições para pancadas de chuva mais fortes, seguidas de intensa atividade elétrica, ventos fortes e queda de granizo, em pontos isolados. Haverá ainda riscos de transtornos, principalmente devido a ventania, raios e até mesmo granizo. Vale ressaltar que, mesmo assim, as temperaturas permanecerão elevadas. Recomendações: beber bastante água, não se expor ao sol (nos horários mais quentes), utilizar protetor solar (mesmo na sombra), umidificar os ambientes e deixá-los bem arejados e evitar exercícios físicos ao ar livre. E não se esqueçam de dar água aos animais de estimação e também àqueles abandonados. Para as autoridades locais, recomenda-se a interrupção de atividades profissionais ao ar livre, nos períodos mais quentes. Atenção! O risco de queimadas continua elevado, muito cuidado com as situações que possam provocar incêndio em vegetação.

Calor excessivo nos próximos dias
Elaboração : 28-09-2020, às 15:00

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil informa que, de terça-feira (29) à segunda-feira (05), há condição para elevação acentuada das temperaturas, com sensação de calor intenso em todo o Estado de São Paulo. As previsões são para temperaturas entre 37°C e 44°C nas regionais de Presidente Prudente, Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Araraquara, Bauru, Marília e Campinas. Já nas regionais de Registro, Baixada Santista, Sorocaba, São José dos Campos e Região Metropolitana da Capital, a onda de calor começará de quarta-feira (30) até sábado (03) e as temperaturas devem permanecer entre 30°C e 40°C. A Umidade Relativa do Ar permanece em níveis críticos, podendo ficar abaixo dos 15%, nas horas mais quentes do dia em grande parte do Estado de São Paulo. Por conta deste cenário meteorológico, recomenda-se que as pessoas bebam bastante água, se protejam do sol, umidifiquem os ambientes, evitem exercícios físicos ao ar livre nas horas mais quentes do dia e não descartem brasas onde há vegetação. Para as autoridades locais, recomenda-se a interrupção de atividades profissionais ao ar livre nas horas mais quentes.



Elaboração : Tendo em vista a intensidade das chuvas e a previsão de grandes volumes, há riscos de alagamentos, deslizamentos e ocorrências decorrentes de ventanias e descargas elétricas. , às


Aviso de Risco Meteorológico
Elaboração : 14-08-2020, às 12:00

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil informa que, de domingo (16) a sexta-feira (21), novas áreas de instabilidade no Paraná formarão frentes frias que aumentarão a possibilidade de temporais na maior parte do Estado de São Paulo. São previstas chuvas mais intensas, acompanhadas de ventos fortes e muitas descargas elétricas. Em razão da duração das chuvas, em alguns pontos, os acumulados poderão ser superiores a 100mm. No início da semana, haverá temporais de grande intensidade com descargas elétricas e rajadas de vento; e, a partir de quinta-feira (20), chuvas de longa duração deixarão acumulados elevados na faixa leste. Áreas mais afetadas: Região Metropolitana de São Paulo, Baixada Santista, Litoral Norte, Vale do Paraíba, Sorocaba, Itapeva, Vale do Ribeira, Marília e Presidente Prudente. Merecem atenção especial o Litoral Paulista, Região Metropolitana de São Paulo e Vale do Ribeira, regiões em que os riscos de transtornos serão maiores.


Aviso de Risco 24-06-2020
Elaboração : 24-06-2020, às 10:30

O Governo do Estado de São Paulo, através da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil informa: a partir de sexta-feira (26) até domingo (28) há condição de temporais generalizados e elevados acumulados de chuva, devido à passagem de uma nova frente fria. Os dias de maior chuva serão a sexta-feira (26) e sábado (27), quando há possibilidade de chuva forte acompanhada de fortes rajadas de vento, descargas elétricas e eventual queda de granizo, elevando o risco de ocorrerem transtornos como alagamentos, inundações, enxurradas, deslizamentos e quedas de muros e árvores. Os atuais modelos meteorológicos indicam acumulados mais significativos no Vale do Ribeira, Regional de Itapeva, Marília, Presidente Prudente, Bauru, Sorocaba, Baixada Santista e Região metropolitana de São Paulo. Nas demais regionais, também haverá chuva, porém com intensidade um pouco menor do que nas áreas citadas anteriormente.



Elaboração : , às


Frio persistente na madrugada
Elaboração : 25-05-2020, às 09:00

O Governo do Estado de São Paulo, através da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil informa: até a sexta-feira (29), as condições durante a madrugada e início da manhã serão frias, com temperaturas abaixo dos 10°C, devido à persistência da massa de ar polar e à falta de nebulosidade. Vale salientar que, mesmo com temperaturas mínimas muito baixas, o sol aparece ao longo do dia de forma intensa, diminuindo a sensação de frio ao longo da manhã e tarde. As áreas mais frias do estado serão as Regionais de: Itapeva, Bauru, Araçatuba e a Serra da Mantiqueira, onde as menores temperaturas do dia podem ficar abaixo de 6°C com sensação térmica abaixo de 5°C. Na Serra da Mantiqueira, a sensação térmica pode ficar negativa com possibilidade de geada. Na Capital Paulista, as temperaturas podem ficar abaixo de 8°C com sensação térmica de 6°C. Atenção às pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade, pois aumentam a chance de doenças respiratórias e também podem sofrer de hipotermia.